Filmes de arte para assistir com meus alunos

Filmes de arte para assistir com meus alunos e poder falar sobre arte de uma forma muito interessante.

Você é professor ou professora de arte educação ou história da arte para o ENEM e precisa de um filme para passar com seus alunos mas está em dúvida, ou um amante da arte que deseja alguma sugestão? Eu posso ajudar. Talvez você já os tenha visto, mas caso não, vai ser útil.

1. Com amor, Van Gogh

Data de lançamento 30 de novembro de 2017 (1h 35min) – Direção: Dorota KobielaHugh Welchman –Elenco: Douglas BoothChris O’DowdSaoirse Ronanmais –Gêneros AnimaçãoBiografia – Nacionalidades Reino UnidoPolônia

Um filme apaixonante que é uma obra de arte falando de um artista. Embora a trama seja um pouco lenta, o que pode ser uma dificuldade em se tratando de adolescentes, acostumados com mais movimento, o filme prende a atenção. Após um ano de morte do pintor Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta enviada pelo pintor ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

Cada personagem aparece pintado com as técnicas desenvolvidas pelo artista. E mais, todos foram, de fato retratado pelo artista. Para a composição da obra, foram convocados mais de cem pintores para recriar as cenas.

Falar de pós impressionismo, Expressionismo e tudo que Van Gogh significa para os futuros vanguardistas fica mais fácil quando se mergulha na vida confusa desse gênio. Esse filme fica no topo da minha lista.

Assista ao trailer

02. Sede de Viver – Um filme sobre Van Gogh

Também sobre Van Gogh, o drama dirigido por Vincente Minnelli, produzido em 1956 no EUA, é uma biografia do artista holandês. O filme expõe toda a agonia do artista atormentado e, a partir de certo momento, é quase uma exposição de obras e lugares que as inspiraram. Ótimo para alunos mais velhos.

3. A Vida de Leonardo da Vinci – Documentário

Um dos melhores documentários sobre a vida do grande mestre renascentista. Produzido pela RAI, rede de TV italiana, e dirigido por Renato Castellani, a série foi filmada em lugares onde o artista viveu e foi baseada em extensa pesquisa. Como é uma série de TV, a duração de mais de 5 horas impede a apresentação em sala, mas é ótimo para quem é professor, já que nem todos têm uma biografia completa exclusiva do artista como eu tenho. (rsrs)

4. Agonia e êxtase

Michelangelo é o personagem central desse drama produzido em 1965 e dirigido por Carol Reed. O filme é uma aula de renascentismo italiano, enquanto viaja pelas dificuldades enfrentadas por Buonarroti ao pintar o teto da Capela Cistina, trabalhando com prazo apertado e enfrentando grandes adversários, que o queriam destruído. O cenário é um atrativo a parte, com as imagens da Florença, sua torres e catedrais.

5. Basquiat -Traços de uma vida

Excelente filme para se abordar a arte do Século XX. Em 1981, Basquiat era um pichador/grafiteiro que acabou ficando conhecido pela sua pintura crítica nos guetos de Manhattan. Após seu encontro com Andy Warhol, o Papa da Pop Art, o artista é incentivado a produzir de forma profissional e acaba sendo um fenômeno da arte moderna do seu tempo. A vida desregrada, repleta de polêmicas e o estilo questionador, encurtou sua carreira. O filme foi produzido no EUA e é de 1996 e foi dirigido por Julian Schnabel.

6. Amadeus – A vibrante história de Mozart

Um filme de 3 horas de duração e um clássico do cinema, ganhador de 8 Oscars. Produzido nos EUA em 1984 e dirigido por Milos Forman, Amadeus viaja no universo de Wolfgang Amadeus Mozart, o genial compositor austríaco que morreu com 35 anos. O filme não é muito biográfico, mas ajuda a entender o mundo de Mozart.
No filme, Antônio Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, o jovem irreverente, mas que compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.

Momentos de muita música clássica(no sentido estrito do termo, já que Mozart foi o grande nome do Classicismo), cenas que mostram a genialidade do artista e algumas cenas hilárias, como a que associa a ária Rainha da Noite à sua sogra rabugenta. Eu já assisti com meus alunos em um final de ano. Eles gostaram muito.

Estou conferindo outras sugestões e vou atualizando assim que eu assistir. Não gosto de escrever só pela sinopse. Então aguarde as novidades. Aproveite para curtir minhas redes sociais.

Deixe um comentário